Apesar de Fernanda Torres não ter sido indicada para Melhor Atriz, o Brasil será representado na categoria de Melhor Filme Internacional
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, protagonizado pela atriz Fernanda Torres e dirigido por Walter Salles, foi indicado na categoria de Melhor Filme Internacional da 78ª edição do BAFTA.
A Academia Britânica de Cinema divulgou nesta 4ª feira (15.jan.2025) os indicados para o prêmio que é considerado o “Oscar Britânico” por sua relevância na indústria cinematográfica e sua função de “medir” as chances dos filmes no Oscar, que será realizado em 2 de março.
O drama, que é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, já venceu prêmios como o de “Melhor Roteiro” no Festival de Cinema de Veneza e foi indicado em premiações como o Globo de Ouro e Critics Choice Awards.
O filme brasileiro concorre com outros nomes conhecidos durante essa temporada de premiações, como o longa-metragem francês “Emília Pérez”, vencedor de Melhor Filme Internacional no Globo de Ouro e o 2º maior indicado do BAFTA 2025, com 11 nomeações.
Os indicados na categoria de Melhor Filme Internacional são:
- “Ainda Estou Aqui” – Brasil;
- “Emilia Pérez” – França;
- “Tudo Que Imaginamos Como Luz” – Índia;
- “Kneecap” – Irlanda;
- “A Semente do Fruto Sagrado” – Alemanha.
Apesar da vitória no Globo de Ouro há pouco mais de uma semana, a atriz Fernanda Torres, que protagoniza o filme brasileiro no papel da advogada Eunice Paiva, não apareceu na lista da academia britânica. A expectativa é que consiga uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz. A lista de indicados será divulgada em 23 de janeiro.
“Ainda Estou Aqui” retrata a vida de Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello). Ela se torna ativista de direitos humanos depois do desaparecimento de seu marido durante a ditadura militar.
Leia a lista completa de indicados ao BAFTA 2025:
Melhor filme
- “Um Completo Desconhecido”
Melhor filme britânico
- “Kneecap – Música e Liberdade”
- “Love Lies Bleeding: O amor sangra”
- “Wallace and Gromit: Avengança”
Melhor Filme de Língua Não-inglesa
- “Ainda Estou Aqui” (Brasil)
- “Tudo Que Imaginamos Como Luz” (Índia)
- “Emilia Pérez” (França)
- “Kneecap” (Irlanda)
- “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha)
Melhor Atriz
- Cynthia Erivo, “Wicked”
- Karla Sofía Gascón, “Emilia Pérez”
- Marianne Jean-Baptiste, “Hard Truths”
- Mikey Madison, “Anora”
- Demi Moore, “A Substância”
- Saoirse Ronan, “The Outrun”
Melhor Ator
- Adrien Brody, “O brutalista”
- Timothée Chalamet, “Um Completo Desconhecido”
- Colman Domingo, “Sing Sing”
- Ralph Fiennes, “Conclave”
- Hugh Grant, “Herege”
- Sebastian Stan, “O aprendiz”
Melhor atriz coadjuvante
- Selena Gomez, “Emilia Pérez”
- Ariana Grande, “Wicked”
- Felicity Jones, “O brutalista”
- Jamie Lee Curtis, “The Last Showgirl”
- Isabella Rossellini, “Conclave”
- Zoe Saldaña, “Emilia Pérez”
Melhor ator coadjuvante
- Yura Borisov, “Anora”
- Kieran Culkin, “A verdadeira dor”
- Clarence Maclin, “Sing Sing”
- Edward Norton, “Um Completo Desconhecido”
- Guy Pearce, “O brutalista”
- Jeremy Strong, “O aprendiz”
Melhor Elenco
- “Anora” — Sean Baker, Samantha Quan
- “O aprendiz” — Stephanie Gorin, Carmen Cuba
- “Um Completo Desconhecido” — Yesi Ramirez
- “Conclave” — Nina Gold, Martin Ware
- “Kneecap: Música e liberdade” — Carla Stronge
Melhor Direção
- “Anora” — Sean Baker
- “O brutalista” — Brady Corbet
- “Conclave” — Edward Berger
- “Duna 2” — Denis Villeneuve
- “Emilia Pérez” — Jacques Audiard
- “A Substância” — Coralie Fargeat
Melhor Roteiro Original
- “Anora”
- “O brutalista”
- “Kneecap: Música e liberdade”
- “A verdadeira dor”
- “A Substância”
Melhor Roteiro Adaptado
- “Um completo desconhecido”
- “Conclave”
- “Emilia Pérez”
- “Nickel Boys”
- “Sing Sing”
Melhor Edição
- “Anora” — Sean Baker
- “Conclave” — Nick Emerson
- “Duna 2” — Joe Walker
- “Emilia Pérez”– Juliette Welfling
- “Kneecap: Música e liberdade” — Julian Ulrichs, Chris Gill
Melhor Figurino
- “Blitz” — Jacqueline Durran
- “Um Completo Desconhecido” — Arianne Phillips
- “Conclave” — Lisy Christl
- “Nosferatu” — Linda Muir
- “Wicked” — Paul Tazewell
Melhor Cabelo e Maquiagem
- “Duna 2” — Love Larson, Eva Von Bahr
- “Emilia Pérez” — Julia Floch Carbonel, Emmanuel Janvier, Jean-Christophe Spadaccini, Romain Marietti
- “Nosferatu” — David White, Traci Loader, Suzanne Stokes-Munton
- “A Substância” — Pierre-Olivier Persin, Stéphanie Guillon, Frédérique Arguello, Marilyne Scarselli
- “Wicked” — Frances Hannon, Laura Blount, Sarah Nuth
Melhor Figurino
- “Blitz” — Jacqueline Durran
- “Um complete desconhecido” — Arianne Phillips
- “Conclave” — Lisy Christl
- “Nosferatu” — Linda Muir
- “Wicked” — Paul Tazewell
Melhor Trilha Sonora Original
- “O brutalista” — Daniel Blumberg
- “Conclave” — Volker Bertelmann
- “Emilia Pérez” — Camille, Clément Ducol
- “Nosferatu” — Robin Carolan
- “Robô Selvagem” — Kris Bowers
Melhor Design de Produção
- “O brutalista” — Judy Becker, Patricia Cuccia
- “Conclave” — Suzie Davies, Cynthia Sleiter
- “Duna 2” — Patrice Vermette, Shane Vieau
- “Nosferatu” — Craig Lathrop
- “Wicked” — Nathan Crowley, Lee Sandales
Melhor Som
- “Blitz” — John Casali, Paul Cotterell, James Harrison
- “Duna 2” — Ron Bartlett, Doug Hemphill, Gareth John, Richard King
- “Gladiador 2” — Stéphane Bucher, Matthew Collinge, Paul Massey Danny Sheehan
- “A Substância” — Valérie Deloof, Victor Fleurant, Victor Praud, Stéphane Thiébaut, Emmanuelle Villard
- “Wicked” — Robin Baynton, Simon Hayes, John Marquis, Andy Nelson, Nancy Nugent Title
Melhor Efeitos Especiais
- “Better Man – A História de Robbie Williams” — Luke Millar, David Clayton, Keith Herft, Peter Stubbs
- “Duna 2” — Paul Lambert, Stephen James, Gerd Nefzer, Rhys Salcombe
- “Gladiador 2” — Mark Bakowski, Neil Corbould, Nikki Penny, Pietro Ponti
- “Planeta dos Macacos: O Reinado” — Erik Winquist, Rodney Burke, Paul Story, Stephen Unterfranz
- “Wicked” — Pablo Helman, Paul Corbould, Jonathan Fawkner, Anthony Smith
Melhor Filme para Crianças e Família
- “Flow”
- “O Menino e o Mestre”
- “Wallace and Gromit: Avengamça”
- “Robô Selvagem”
Melhor Estreia de Roteirista, Diretor ou Produtor
- “Hoard” — Luna Carmoon
- “Kneecap: Música e liberdade” — Rich Peppiatt
- “Fúria Primitiva” — Dev Patel
- “Santosh: Vozes da Hierarquia” — Sandhya Suri, James Bowsher, Balthazar de Ganay Alan McAlex, Mike Goodridge
- “Sister Midnight” — Karan Kandhari
Melhor Documentário
- “Diários da Caixa Preta”
- “Daughters”
- “No Other Land”
- “Super/Man: A História de Christopher Reeve”
- “Will & Harper”
Melhor Curta-Metragem
- “The Flowers Stand Silently, Witnessing”
- “Marion”
- “Milk”
- “Rock, Paper, Scissors”
- “Stomach Bug”
Melhor Curta-Metragem de Animação
- “Adiós”
- “Mog’s Christmas”
- “Wander to Wonder”
Filme de Animação
- “Flow”
- “Divertida Mente 2” — Kelsey Mann, Mark Nielsen
- “Wallace and Gromit: Avengança”
- “Robô Selvagem”
Melhor Fotografia
- “O brutalista” — Lol Crawley
- “Conclave” — Stéphane Fontaine
- “Duna 2” — Greig Fraser
- “Emilia Pérez” — Paul Guilhaume
- “Nosferatu” — Jarin Blaschke
Prêmio BAFTA de Cinema: Astro em Ascensão (Voto Popular)
- Marisa Abela
- Jharrel Jerome
- David Jonsson
- Mikey Madison
- Nabhaan Rizwan