Aeroportos da Espanha fixam meta de carbono neutro até 2026

Aeroportos da Espanha fixam meta de carbono neutro até 2026


Plano de 750 milhões de euros foca em reduzir pegada de carbono, excluindo emissões de aeronaves

A Aena, operadora de todos os aeroportos comerciais da Espanha, anunciou um plano para tornar suas terminais no país carbono neutro até 2026. O CEO da empresa, Maurici Lucena, confirmou a iniciativa em um evento em Madrid, nesta 4ª feira (15.jan.2025).

O plano faz parte de um investimento de 750 milhões de euros (cerca de R$ 4,6 bilhões) destinado à reduzir a pegada de carbono das infraestruturas aeroportuárias, com exceção das emissões geradas pelas aeronaves. À Reuters, Lucena falou sobre a complexidade e o custo associado à descarbonização do setor aéreo.

“Levará mais tempo para as companhias aéreas se descarbonizarem, e é mais difícil para elas. O transporte aéreo é o setor onde a descarbonização será a mais cara”, afirmou o CEO.

O Plano de Ação Climática 2021-2030 da Aena estabelece objetivos fixos para a empresa, incluindo tornar-se um operador de aeroportos carbono neutro até 2026 e alcançar Zero Carbono Líquido até 2030. A meta antecipa em 10 anos o marco inicialmente estabelecido.

Para alcançar esses objetivos, a Aena planeja atuar como catalisador para a aceleração da descarbonização por outros stakeholders na indústria da aviação. A empresa pretende envolver-se no desenvolvimento de novos combustíveis sustentáveis e integração na indústria da aviação.





Source link