Negociações para cessar-fogo em Gaza deve sair ainda nesta semana e prevê liberação de 33 reféns

Negociações para cessar-fogo em Gaza deve sair ainda nesta semana e prevê liberação de 33 reféns


Mediadores dos EUA e nações árabes avançam em negociações por cessar-fogo em Gaza, com promessa de liberar 33 reféns israelenses.

EFE/EPA/ABIR SULTANPessoas participam de um protesto pedindo um cessar-fogo e a libertação de reféns israelenses mantidos pelo Hamas em Gaza, perto de Kirya, em Tel Aviv, Israel, em 07 de setembro de 2024. De acordo com uma declaração da Assessoria de Imprensa do Governo Israelense, 97 reféns israelenses permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza, incluindo corpos de 33 mortos confirmados.
Pessoas participam de um protesto pedindo um cessar-fogo e a libertação de reféns israelenses mantidos pelo Hamas em Gaza, perto de Kirya, em Tel Aviv, Israel, em 07 de setembro de 2024. De acordo com uma declaração da Assessoria de Imprensa do Governo Israelense, 97 reféns israelenses permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza, incluindo corpos de 33 mortos confirmados.

Mediadores dos Estados Unidos, juntamente com representantes de nações árabes, estão progredindo nas conversas para um cessar-fogo que possibilitaria a libertação de reféns em Gaza. A expectativa é que um acordo seja alcançado ainda nesta semana, com o Hamas se comprometendo a soltar 33 israelenses na fase inicial da trégua. Desde o início do conflito em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas realizou uma invasão a Israel, as negociações para a soltura dos reféns têm enfrentado diversos obstáculos. O emir do Catar se encontrou com enviados dos EUA, e Jake Sullivan, assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, indicou que um acordo está “próximo” de ser concretizado.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O Catar tem exercido pressão sobre o Hamas para que aceite o acordo, enquanto os representantes dos EUA estão focados em persuadir Israel. Um membro do Hamas destacou que ainda existem questões pendentes, incluindo a necessidade de um compromisso por parte de Israel para encerrar as hostilidades, que já resultaram na morte de mais de 40 mil palestinos. As tratativas para um cessar-fogo estão sendo discutidas em etapas, com o primeiro compromisso de Netanyahu sendo a liberação dos reféns em troca da suspensão dos combates.

A possibilidade de um cessar-fogo mais duradouro será abordada em um momento posterior, após a primeira fase do acordo. Em meio a essas negociações, Netanyahu planeja se reunir com as famílias dos reféns, o que tem gerado especulações sobre a iminência de um acordo. O governo israelense, no entanto, já deixou claro que não aceitará a devolução do corpo de Yahya Sinwar, líder do Hamas, como parte das condições para a trégua.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link