Acordo com governo americano prevê investimentos em educação e medidas preventivas em 5 estados
A JBS USA destinará US$ 4 milhões (R$ 19,6 milhões) para combater o trabalho infantil nos Estados Unidos. O acordo com o Departamento do Trabalho americano, anunciado nesta 2ª feira (13.jan.2025), surgiu após investigações identificarem menores de idade realizando atividades perigosas de limpeza em unidades da empresa.
A investigação descobriu que a Packers Sanitation Services Inc., então prestadora de serviços da JBS, empregou dezenas de adolescentes entre 13 e 17 anos em tarefas de higienização industrial. O caso integra um cenário mais amplo: o governo americano identificou mais de 4 mil ocorrências de trabalho infantil ilegal em diversas empresas durante 2024.
“Adotamos voluntariamente todos os serviços de higienização internamente e não trabalhamos mais com fornecedores terceirizados”, informou a JBS em comunicado. A empresa ressaltou que não admite responsabilidade no acordo, mas busca estabelecer padrões para contratos com terceiros no setor.
Em maio de 2023, após a condenação da Packers Sanitation, a JBS criou divisão própria de higienização. A JBS Sanitation atende as unidades da empresa e da Pilgrim’s nos Estados Unidos.
Os recursos do acordo serão aplicados em programas de bolsas de estudo, assistência educacional, ensino de inglês, capacitação profissional e apoio habitacional. As ações contemplarão 5 comunidades onde a empresa mantém operações: Guntersville, no Alabama; Greeley, no Colorado; Ottumwa, em Iowa; Worthington, em Minnesota; e Grand Island, em Nebraska.
Como parte do acordo, a JBS se comprometeu a implementar uma série de medidas preventivas. A empresa contratará um especialista em conformidade legal para questões de trabalho infantil, que será responsável por desenvolver materiais de treinamento e conduzir auditorias sem aviso prévio. Também serão criados canais para denúncias anônimas e incluídas cláusulas específicas contra o trabalho infantil em todos os contratos. A companhia deverá ainda notificar as autoridades sobre eventuais casos identificados e promover ações educativas sobre o tema.
O acordo se insere em um contexto de maior fiscalização do trabalho infantil nos Estados Unidos. O Departamento do Trabalho registrou aumento de 88% nos casos em 2023, em comparação a 2019. A indústria de processamento de alimentos tem recebido atenção especial das autoridades devido ao alto risco de acidentes em suas instalações.