Tempestades e tragédias nos estados de Sergipe e Minas Gerais são resultado das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que ainda exerce influência sobre o país, embora comece a perder força gradualmente nos próximos dias
O último dia do verão 2012 começou com céu aberto, mas com a temperatura na casa dos 17ºC, não há previsão de chuvas.
Luiz Guarnieri/ Brazil Photo Press.
Na capital paulista, a máxima prevista é de 28ºC, sem previsão de chuvaO início desta semana foi marcado por chuvas intensas em várias regiões do Brasil, com destaque para os estados de Sergipe e Minas Gerais, onde já foram registrados mortes e prejuízos significativos. As chuvas são resultado de um sistema meteorológico conhecido como Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que ainda exerce influência sobre o país, embora comece a perder força gradualmente. Apesar dessa diminuição, a previsão para esta segunda (13) ainda indica chuvas fortes em áreas do Sul do Espírito Santo, Minas Gerais e Amazonas, com alertas de perigo para possíveis desastres naturais.
Além das regiões já mencionadas, outros estados como Maranhão, Piauí, Tocantins no norte de Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia e Bahia também devem enfrentar chuvas intensas nos próximos dias. No Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo, a chuva será leve. No Rio de Janeiro, não há previsão de grandes acumulados de chuva. Em contraste, o Rio Grande do Sul, oeste de Mato Grosso do Sul e algumas áreas do interior de São Paulo devem experimentar tempo firme, sem precipitações significativas.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
As temperaturas permanecem elevadas em grande parte do Brasil, contribuindo para uma sensação de abafamento. Na capital paulista, a máxima prevista é de 28ºC, sem previsão de chuva, enquanto no Rio de Janeiro, a temperatura também atinge 28ºC, com possibilidade de chuvas leves. Brasília deve registrar uma máxima de 25ºC, enquanto Campo Grande pode chegar a 34ºC. O sistema ZCAS ainda afeta a região Centro-Oeste, mantendo as temperaturas mais amenas em comparação com outras áreas do país.
*Com informações de Paula Nobre
*Reportagem produzida com auxílio de IA