Shirley Temple: quem foi a atriz mirim que salvou a Fox da falência em 1929

Shirley Temple: quem foi a atriz mirim que salvou a Fox da falência em 1929


Com tanto sucesso e tão pouca idade, a artista ganhava mais dinheiro à medida que os filmes passavam a ser mais lucrativos. Assim, ela se tornou a pessoa mais bem paga de Hollywood, com 10 anos de idade

Eternizada como atriz mirim de Hollywood, Shirley Temple (1928-2014) foi uma peça importante para a Fox não falir em 1929, na Grande Depressão (crise econômica que afetou a economia mundial logo após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York). Em uma entrevista concedida para a BBC, em 1989, ela voltou no tempo e contou como foi salvar a 20th Century Fox da falência.

“Acho que sim”, respondeu ela ao apresentador Terry Wogan (1938-2016) quando questionada se ela ajudou a segurar as pontas. A empresa funcionava em meio ao prejuízo, dívidas e preço das ações despencando durante a Grande Depressão. A menina loira foi a protagonista para mudar a história da Fox que prosperou no cinema mudo.

Veja as fotos

Reprodução

Shirley Temple quando era criançaReprodução

Reprodução

Shirley Temple quando era adolescenteReprodução

Reprodução

Shirley TempleReprodução


Duas semanas antes de assinar seu contrato com o estúdio, a garotinha foi chamada para o elenco do filme “Alegria de Viver” (1934) para ser a filha de James Dunn (1901-1967).

Até então, o papel dos dois era considerado pequeno, mas a parceria causou boa impressão e rendeu vários outros trabalhos. Assim, Temple passou a ser a prata da casa.

Sua mãe, Gertrudes Amélia a colocou para ter aulas de dança ainda com dois anos e meio de idade. Foi na escola que a criança foi descoberta pelo diretor Charles Lamont (1895-1993) e colocada para atuar na série de curtas-metragens chamada “Baby Burlesks” (1932-1933).

Cinco anos mais tarde, a Fox se uniu à 20th Century Pictures, formando a 20th Century Fox. De acordo com a revista americana Vanity Fair, o executivo da Fox, Winfield Sheehan (1883-1945) declarou.

“Eles não compraram o estúdio da Fox, eles compraram Shirley Temple.” No primeiro ano na empresa, Shirley apareceu em 10 filmes e naquele ano, 1934, ela recebeu o primeiro Prêmio Juvenil da Academia do Oscar. Até os dias de hoje, a atriz é a pessoal mais nova a ter ganho esse prêmio.

A pessoas que procurava o cinema durante a Grande Depressão iam ao local procurar filmes alegres e otimistas, uma fuga momentânea da realidade. O presidente da época, Franklin D. Roosevelt (1882-1945) declarou, sobre a grande estrela mirim: “Durante esta Depressão, quando o espírito das pessoas está mais baixo do que nunca, é esplêndido que, por apenas 15 centavos, um americano possa ir ao cinema, ver o rosto sorridente de um bebê e esquecer os seus problemas.”

Com tanto sucesso e tão pouca idade, a artista ganhava mais dinheiro à medida que os filmes passavam a ser mais lucrativos. Assim, ela se tornou a pessoa mais bem paga de Hollywood, com 10 anos de idade.

Shirley se aposentou do cinema aos 22 anos com o filme “O Eco de um Beijo”. Em 2014, ela morreu aos 85 anos de causas naturais.



Source link