Funeral de Jean-Marie Le Pen reúne familiares em sua cidade natal

Funeral de Jean-Marie Le Pen reúne familiares em sua cidade natal


Cerimônia religiosa fechada conta com policiamento para “prevenir possíveis perturbações”; morte de líder da direita motivou manifestações na França

O funeral do líder da direita na França, Jean-Marie Le Pen, foi realizado na manhã deste sábado (11.jan.2025) em sua cidade natal, La Trinité-sur-Mer, que fica a 500 quilômetros de Paris. O pai de Marine Le Pen, fundador do partido de direita Reagrupamento Nacional, morreu na 3ª feira (7.jan) aos 96 anos. A causa não foi divulgada.

Segundo a imprensa francesa, a cerimônia contou com cerca de 200 pessoas e foi restrita a familiares. Houve um reforço no policiamento do local para “prevenir possíveis perturbações de ordem”. No dia de sua morte, jornais noticiaram “comemorações” de opositores pelo país.

Le Pen será enterrado no jazigo da família na pequena cidade portuária onde nasceu. Uma outra cerimônia aberta ao público deve ser feita em 16 de janeiro, na igreja Notre-Dame du Val-de-Grâce, em Paris.

Jean-Marie Le Pen

O político francês nasceu em 20 de junho de 1928 na comuna francesa Trinité-sur-Mer. Foi tenente do Exército francês e atuou em combate no Vietnã, durante a 1ª Guerra da Indochina (1946-1954), e depois na Argélia (1954-1962).

Foi candidato à Presidência da França 5 vezes. Em 2002, chegou ao 2º turno, mas perdeu o pleito para Jacques Chirac.

Le Pen foi acusado e condenado várias vezes na Justiça francesa por falas consideradas antissemitas, racistas e xenófobas. Em 2015, deu declarações minimizando a execuções nas câmaras de gás durante a 2ª Guerra Mundial. Disse que a prática foi “somente um detalhe da história”.

O episódio resultou na sua expulsão do RN. À época, sua filha, Marine Le Pen, não concordou com as declarações. Ela tentava desradicalizar a imagem do partido para atrair eleitores mais moderados.





Source link