Ao menos 5 pessoas já morreram na Califórnia; eventos da indústria do cinema também foram adiados
O governo da Califórnia, nos Estados Unidos, declarou estado de emergência devido aos incêndios que atingem a área de Los Angeles –em especial a região chamada de Pacific Palisades, onde vivem diversas celebridades. O presidente do país, Joe Biden (Partido Democrata) assinou na 4ª feira (8.jan.2025) um decreto reconhecendo haver um desastre de grandes proporções no Estado.
Entre os famosos que precisaram deixar suas casas estão Ben Affleck, Mark Hamill, Billy Crystal, Eugene Levy e John Goodman. A Calçada da Fama de Los Angeles, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, entrou em alerta amarelo de evacuação na 4ª feira (8.jan) devido ao incêndio nas montanhas de Hollywood. Mais de 1.400 bombeiros estão trabalhando no controle das chamas.
Biden cancelou de última hora uma viagem que faria à Itália, antes da posse de Donald Trump (Partido Republicano) como chefe do Executivo do país. Segundo a Casa Branca, a decisão é para que o democrata possa se focar em “liderar toda a resposta federal” aos incêndios.
Os novos focos de incêndios em Los Angeles, que possui cerca de 10 milhões de habitantes, já queimou 10.000 hectares, de acordo com as autoridades locais. Ao menos 5 pessoas morreram. Milhares de moradores receberam ordens de evacuação por causa do rápido avanço do fogo.
O incêndio começou na 3ª feira (7.jan) em Pacific Palisades, bairro montanhoso de Los Angeles. Famosos que vivem na área, como Billy Crystal, Eugene Levy e John Goodman, tiveram suas casas totalmente destruídas pelo fogo, segundo a TMZ. Diversos hotéis em Los Angeles estão com a capacidade máxima preenchida, já que a procura por abrigo por pessoas que evacuaram suas casas aumentou.
O ator Mark Hamill disse, por meio das redes sociais, que deixou sua casa por causa do incêndio.
James Woods publicou vídeos das chamas se aproximando da sua casa.
Our deck three minutes ago. pic.twitter.com/KpZDELpN8L
— James Woods (@RealJamesWoods) January 7, 2025
Conforme o TMZ, o ator Ben Affleck e a socialite Paris Hilton também precisaram deixar suas casas.
Eventos relacionados ao cinema foram postergados por causa das chamas. As indicações do Oscar 2025 foram adiadas pela Academia de Ciência e Artes Cinematográficas de Hollywood. Com isso, o período de votação dos indicados, que se encerraria no dia 12, deve ir até o dia 14.
“Queremos oferecer nossas mais profundas condolências para aqueles que foram impactados pelos incêndios devastadores no sul da Califórnia”, diz a mensagem enviada pela Academia aos seus integrantes, assinada pelo presidente-executivo, Bill Kramer. “Tantos de nossos integrantes e colegas de indústria vivem e trabalham na região de Los Angeles. Estamos pensando em vocês”, declarou.
O Critics Choice Award também precisou ser adiado. A premiação de 2025, que estava marcada para 12 de janeiro, foi remarcada o dia 26 deste mês. Os lançamentos de “The last showgirl”, “Lobisomem” e “Better Man – A História de Robbie Williams” também tiveram as datas de estreia alteradas.
A participação da atriz brasileira Fernanda Torres no programa “Jimmy Kimmel Live!” foi cancelada por causa dos incêndios em Los Angeles. A entrevista seria realizada nesta 5ª feira (9.jan) e ainda não foi remarcada. O talk show contaria ainda com a presença do ator Thimothée Chalamet.