Funeral de Jimmy Carter reúne ex-presidentes em Washington

Funeral de Jimmy Carter reúne ex-presidentes em Washington


Biden agradeceu o democrata pela amizade e destacou seu “caráter” ; corpo de Carter será enterrado na Geórgia ao lado da mulher Rosalynn

O funeral do ex-presidente Jimmy Carter (1924-2024) foi realizado nesta 5ª feira (9.jan.2025) na Catedral de Washington D.C. A cerimônia reuniu o presidente Joe Biden e todos os ex-presidente vivos dos Estados Unidos. O democrata morreu em 29 de dezembro de 2024, aos 100 anos.

Em seu discurso, Biden enalteceu a “força de caráter” de Carter, a quem chamou de amigo. “Um batista sulista branco que liderou os direitos civis, um veterano da marinha condecorado que negociou a paz, um engenheiro nuclear brilhante que liderou a não proliferação nuclear, um fazendeiro trabalhador que defendeu a conservação e a energia limpa, o presidente que redefiniu o relacionamento com o vice-presidente”, declarou.

Também discursaram Joshua Carter, neto de Jimmy Carter, e Steven Ford, filho do ex-presidente norte-americano Gerald Ford, que morreu em 26 de dezembro de 2006. Durante sua fala, Steven leu uma carta escrita por seu pai.

“Quanto a mim [Gerald Ford], Jimmy, estou ansioso por nossa reunião. Temos muito o que colocar em dia. Obrigado, senhor presidente. Bem-vindo de volta, velho amigo”, disse Steven, lendo o fim do texto.

Jimmy Carter e Gerald Ford disputaram a eleição presidencial norte-americana em 1976. O democrata saiu vitorioso. Depois disso, ambos se tornaram amigos próximos e prometeram discursar nos funerais um do outro.

O corpo de Jimmy Carter chegou a Catedral Nacional de Washington, na capital norte-americana, às 11h37 (horário de Brasília). O caixão foi levado por militares norte-americanos para dentro do local.

Além de Biden, estiveram presentes na cerimônia Donald Trump (presidente eleito dos EUA), Kamala Harris (vice-presidente dos EUA), Justin Trudeau (premiê do Canadá), o príncipe Eward (Duque de Edimburgo) e os ex-presidentes norte-americanos Barack Obama, Bill Clinton e George W. Bush.

Veja imagens do funeral de Estado de Jimmy Carter: 

ENTERRO

Com o fim do funeral de Estado, o corpo de Carter retornará para a Geórgia. Um funeral privado será realizado na Igreja Batista Maranatha, em Plains, cidade natal do democrata. Ele lecionou na escola dominical da igreja.

Ao fim da cerimônia, um cortejo acompanhará o caixão até a residência de Carter. No local, a Marinha dos EUA realizará um sobrevoo cerimonial em homenagem ao serviço do democrata como tenente durante sua carreira militar e como comandante-chefe das Forças Armadas enquanto era presidente.

Por fim, Carter será enterrado ao lado de sua mulher Rosalynn Carter, que morreu em novembro de 2023. A cerimônia de sepultamento será restrita à família e amigos próximos.

A data desta 5ª feira (9.jan) foi declarada como “Dia Nacional de Luto nos Estados Unidos” por Biden. Todos os departamentos executivos e agências do governo federal fecharam em respeito à Carter. A bolsa de valores dos EUA também não funcionou.

Além disso, as bandeiras estão hasteadas a meio mastro em todos os prédios e terrenos públicos. O gesto está em vigor desde 29 de dezembro, quando o país declarou luto oficial de 1 mês.

A prática de abaixar as bandeiras a meio-mastro é uma tradição para expressar luto por figuras públicas que morreram. No caso de presidentes falecidos dos EUA, é realizado por 30 dias. Trump criticou a medida porque as bandeiras ainda estarão a meio-mastro quando ele tomar posse em 20 de janeiro.





Source link