25% dos animais de água doce estão sob risco de extinção

25% dos animais de água doce estão sob risco de extinção


Construção de barragens e mineração ilegal são as principais causas do desaparecimento de espécies aquáticas

Um estudo publicado revista científica Nature revelou que cerca de 25% dos animais de água doce estão ameaçados de extinção. Os resultados apontam a poluição, as mudanças climáticas e as interferências humanas, como a construção de barragens e a mineração ilegal, como as principais ameaças às espécies. (Eis a íntegra – 8MB).

A pesquisa, liderada pela zoóloga Catherine Sayer, enfatiza a necessidade de conservação dos ecossistemas. Apesar de ocuparem menos de 1% da superfície terrestre, eles abrigam cerca de 10% das espécies animais do planeta. A análise examinou mais de 23.000 animais.

Organismos como libélulas, peixes e caranguejos, dependentes de rios, lagos e outros ecossistemas de água doce, estão em perigo. Até recentemente, a maioria das pesquisas sobre extinções focava em animais terrestres. O estudo chama a atenção para a situação crítica dos animais de água doce.

Os trópicos emergem como locais de maior diversidade, com destaque para a bacia do Amazonas, regiões da África e da Ásia tropical. Fora dos trópicos, o leste dos Estados Unidos também apresenta riqueza comparável.

A análise revela que a riqueza de espécies deficientes em dados acompanha a distribuição geral de biodiversidade, indicando a existência de muitas espécies ainda não catalogadas nessas áreas vitais. Em relação às espécies ameaçadas, a distribuição é mais restrita e fragmentada.





Source link