Receita Federal nega criação de imposto sobre Pix

Receita Federal nega criação de imposto sobre Pix


Fisco diz que nova regra em registro de transações financeiras “não implicou qualquer aumento de tributação”

A Receita Federal negou que irá implantar tributos sobre o Pix –modo de pagamento instantâneo lançado em novembro de 2020. O órgão disse que a nova regra de registro de transação “não implicou qualquer aumento de tributação”.

Em nota, o Fisco afirmou que a medida busca “um melhor gerenciamento de riscos pela administração tributária”. Eis a íntegra (PDF – 599 kB) do comunicado.

A Receita Federal disse ainda que a publicação de instrução normativa resultará em oferta de “melhores serviços à sociedade, em absoluto respeito às normas legais dos sigilos bancário e fiscal”.

A norma põe fim à Decred (Declaração de Operações com Cartões de Crédito), que foi instituída em 2003. Na prática, amplia a obrigatoriedade de novas entidades no envio de informações, bem como o monitoramento de transações financeiras.

A Secretaria de Comunicação Social do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua vez, emitiu uma nota (íntegra – PDF – 669 kB) em que classifica como falsa a informação quanto à criação de tributos sobre o Pix.

De acordo com o órgão, a medida segue “em absoluto respeito às normas legais dos sigilos bancário e fiscal”.





Source link