Parar de passar a mão na cabeça dos grandes faz bem

Parar de passar a mão na cabeça dos grandes faz bem


A decisão da CBF em alterar o regulamento da Copa do Brasil visando dar mais equilíbrio já nas primeiras fases é um acerto diante de tantas decisões erradas que são feitas pela Federação.

Nas edições passadas, as duas primeiras fases da Copa Nacional tinha uma regra no estilo que só se vê no Brasil. Com apenas uma partida a ser disputada entre as equipes nessas duas fases, caso a partida terminasse empatada, o time visitante avançaria para a fase seguinte.

E isso beneficiava principalmente as grandes equipes do futebol nacional, que nessas fases jogavam como visitantes. Mas o que necessariamente ajuda favorecer os grandes. Claro que, os patrocinadores querem ver finais com grandes equipes, levando grandes públicos, com grande audiência. Mas as histórias legais de times pequenos se superando e avançando são muito bacanas, e essa regra tosca prejudicava essas pequenas equipes.

A mudança dessa regra põe fim ao privilégio das grandes equipes nesse quesito, dando de fato mais competitividade para a competição e abrindo o leque para que pequenas equipes avancem e possam prosperar.

Parar de passar a mão na cabeça dos grandes clubes brasileiros também é um benefício. Só assim a evolução é possível. Os grandes clubes irão se coçar para que não sejam superados pelos pequenos, levando mais a sério o torneio dessa forma. Bola dentro da CBF, finalmente.



Source link