Projeto prevê construção de infraestrutura tecnológica em 8 estados americanos; recursos podem dobrar dependendo das condições de mercado
O presidente americano, Donald Trump (Republicano, anunciou na 3ª feira (7.jan.2025) que o bilionário emiradense Hussain Sajwani investirá U$ 20 bilhões na construção de centros de dados nos Estados Unidos. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa em Mar-a-Lago, na Flórida, com a presença de Sajwani, fundador da Damac Properties.
O projeto prevê a construção de centros de processamento de dados em 8 estados americanos. A 1ª fase contempla instalações no Texas, Arizona, Oklahoma, Louisiana, Ohio, Illinois, Michigan e Indiana.
“Podemos até dobrar esse valor, dependendo das oportunidades de mercado”, declarou Sajwani. A Damac Properties já atua no setor de centros de dados no sudeste asiático, onde investiu 3 bilhões de dólares em projetos similares na Indonésia, Malásia e Tailândia.
O investimento responde à crescente demanda por infraestrutura de processamento de dados nos Estados Unidos. A consultoria McKinsey projeta que os gastos globais com sistemas para centros de dados devem ultrapassar 250 bilhões de dólares até 2030, impulsionados pelo avanço da inteligência artificial.
A Damac Properties já executou projetos similares na Europa, com investimento de mais de U$ 400 milhões em centros de dados na Espanha. O fundador da empresa disse que o novo projeto nos Estados Unidos representa a maior expansão internacional do grupo no setor de infraestrutura tecnológica até o momento.