O presidente Lula agradeceu, nesta terça-feira (8), durante o ato Defesa da Democracia, em lembrança dos dois anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, o ministro da Defesa, José Múcio, por ter reunido os comandantes das Forças Armadas na solenidade.
“Quero agradecer José Múcio, que trouxe os três comandantes das Forças Armadas para mostrar a esse país que é possível a gente construir as Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional, nossos 16 mil quilômetros de fronteira seca, nossos quase 5,5 milhões de km² de mar sob a responsabilidade do Brasil, a nossa maior floresta de reserva no mundo, 12% da água doce, as nossas riquezas no subsolo, as nossas riquezas no solo, a nossa riqueza no fundo do mar e, sobretudo, a soberania do povo brasileiro”, iniciou Lula.
O reconhecimento é um aceno aos militares. Isto porque, como apurou o Congresso em Foco, muitos parlamentares opinaram que o ato de lembrança do 8 de janeiro poderia polarizar em vez de pacificar as relações com as Forças.
Além disso, os debates sobre uma reforma ministerial no início deste ano tensionam a situação. Múcio estaria interessado em entregar seu posto, mas isso seria a contragosto tanto do presidente, quanto dos militares, que aprovam a condução de Múcio na Defesa.
The post Lula destaca presença de comandantes das Forças Armadas em ato de dois anos do 8 de janeiro appeared first on Congresso em Foco.