Confiança em Zelensky cai entre ucranianos, diz pesquisa

Confiança em Zelensky cai entre ucranianos, diz pesquisa


Mudanças na liderança militar e lei de mobilização controversa contribuem para diminuição da confiança no presidente da Ucrânia

Pesquisa realizada pelo KIIS (Instituto Internacional de Sociologia de Kyiv) em dezembro de 2024 afirma que 39% dos ucranianos não confiam no presidente Volodymyr Zelensky. O levantamento foi publicado pelo Euro News nesta 4ª feira (8.jan.2025).

Segundo o estudo, 52% dos entrevistados ainda confiam no presidente, enquanto 9% estão indecisos.

O índice representa uma queda na confiabilidade do presidente ucraniano. No final de 2023, a aprovação de Zelensky era de 77%. Ao longo de 2024, essa taxa caiu para 64% em fevereiro e 59% em maio, com a desconfiança aumentando de 22% para 36%.

De acordo com o Euro News, as flutuações na confiança estão vinculadas a eventos marcantes da guerra entre Rússia e Ucrânia, que se aproxima do 3º ano. Entre os eventos citados estão a saída do General Valerii Zaluzhnyi das Forças Armadas da Ucrânia, em fevereiro de 2024, e a assinatura de uma lei de mobilização, em abril, que reduziu a idade de recrutamento de 27 para 25 anos.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas com uma amostra aleatória de 2.000 entrevistados de todas as regiões da Ucrânia (em território controlado pelo governo ucraniano).

Otimismo

A pesquisa também indica que a confiança no presidente está mais relacionada ao nível de otimismo dos ucranianos do que à região onde residem. Cerca de 50% dos entrevistados se consideram consistentemente ou relativamente otimistas, enquanto 23% são consistentemente ou relativamente pessimistas. Outros 27% têm visões conflitantes ou incertas sobre o futuro.





Source link