O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não irá participar da cerimônia em lembrança dos dois anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que será realizada no Palácio do Planalto na próxima quarta-feira. O vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), irá representar a Casa na solenidade. Ainda não há confirmação da participação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
“Em razão de viagem ao exterior, programada anteriormente, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não poderá participar dos eventos programados para a próxima quarta-feira, em Brasília, em lembrança aos dois anos do 8 de Janeiro. O senador Veneziano Vital do Rêgo, primeiro vice-presidente da Casa, representará o Senado nas cerimônias”, diz a nota.
O evento terá a reintegração de obras de arte restauradas ao Planalto, como o quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, o relógio do século 18 e ânfora – tidos como símbolos da dificuldade e delicadeza dos reparos. O relógio, vandalizado durante a invasão ao Palácio do Planalto, foi consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro. Também será comunicado o fim do processo de restauro, com a entrega de 21 obras restauradas no Palácio da Alvorada e o relógio, na Suíça.
Há dois anos, manifestantes golpistas que acampavam em frente ao Quartel General do Exército, insatisfeitos com o resultado das eleições de 2022 que teve Lula eleito presidente, marcharam em direção a Praça dos Três Poderes e vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).