Nevascas provocam cancelamentos de voos na Europa e nos EUA

Nevascas provocam cancelamentos de voos na Europa e nos EUA


Aeroportos de Amsterdã a Kansas City enfrentaram diversos cancelamentos e atrasos afetando milhões de passageiros

As nevascas intensas que atingiram o norte da Europa e os Estados Unidos no domingo (5.jan.2025) provocaram atrasos no tráfego aéreo. Aeroportos em várias partes da Europa enfrentaram cancelamentos e atrasos significativos de voos, enquanto nos EUA uma tempestade de inverno severa levou a alertas de neve pesada, afetando principalmente o meio-oeste –como Chicago, Detroit e Indianápolis.

No aeroporto de Amsterdã, um dos mais movimentados da Europa, a situação foi especialmente grave, com 70 voos cancelados e muitos outros atrasados desde o início do dia. No Reino Unido, a neve causou o fechamento temporário dos aeroportos de Manchester e Liverpool –que foram reabertos posteriormente, mas com a previsão de atrasos contínuos.

Na Alemanha, o mau tempo, incluindo nevascas e chuvas de gelo, resultou na alteração dos horários de voo em diversos aeroportos. O terminal de Frankfurt cancelou cerca de 120 voos dos 1.090 programados para o domingo.

Em Munique, 35 voos foram cancelados, e o aeroporto de Berlim-Brandemburgo teve 30 voos afetados, dos quais 17 foram cancelados devido ao gelo. A Espanha também sentiu os efeitos das nevascas, com atrasos significativos nos aeroportos de Madri e Barcelona, afetando principalmente voos para destinos europeus e alguns voos de longa distância para os EUA.

Em solo norte-americano, o Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de nevasca para os Estados de Kansas e Missouri, com avisos de tempestade de inverno se estendendo até o leste de Washington. Mais de 70 milhões de pessoas estavam sob risco de enfrentar condições perigosas. A American Airlines emitiu alertas sobre o impacto em 46 aeroportos, variando do Kansas a Nova Jersey.

O Aeroporto Internacional de Kansas City suspendeu suas operações de voo no sábado (4.jan) devido ao acúmulo rápido de gelo, mas as pistas foram reabertas depois de esforços de recuperação. A tempestade também trouxe a previsão de temperaturas caindo para cerca de -18 ºC em algumas regiões, com fortes rajadas de vento aumentando os riscos no tráfego.





Source link