Justin Trudeau deve anunciar renúncia, diz jornal

Justin Trudeau deve anunciar renúncia, diz jornal


Apelos para o afastamento do primeiro-ministro do Canadá aumentaram em dezembro, após Trudeau tentar destituir a ministra das Finanças, Chrystia Freeland

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, deve anunciar que vai renunciar ao cargo nesta 2ª feira (6.jan.2025). De acordo com relatos de fontes próximas à agência Reuters, o canadense deve deixar o posto de líder do Partido Liberal após 9 anos no cargo.

No domingo (5.jan), o jornal canadense The Globe and Mail citou 3 fontes ao noticiar que o primeiro-ministro do Canadá sairá do governo. Ainda não se sabe se Trudeau deve deixar o cargo imediatamente ou se ele vai esperar até que um novo nome seja escolhido.

Uma fonte anônima disse ao jornal canadense que o primeiro-ministro discutiu com Dominic LeBlanc, atual ministro das Finanças, se ele poderia assumir o cargo de líder interino e primeiro-ministro, o que seria impraticável caso o ministro tenha planos de concorrer à liderança.

Os apelos para o afastamento de Trudeau do cargo começaram a aumentar no mês passado, após o primeiro-ministro tentar destituir a ministra das Finanças, Chrystia Freeland, uma das suas aliadas mais próximas, depois que ela rejeitou as propostas de aumento nos gastos. Freeland renunciou ao cargo posteriormente e escreveu uma carta acusando Trudeau de “truques políticos” em vez de se concentrar no que era melhor para o país.

A convenções de Ontário, Quebec e Atlântico assinalaram que a maioria dos seus membros não apoia que Justin Trudeau siga no cargo. Dos 153 lugares ocupados pelos liberais na Câmara dos Comuns, 131 deles são representados por essas regiões.

Os conselheiros do primeiro-ministro avaliam como Trudeau poderia permanecer no cargo enquanto um líder liberal seja encontrado. Diversos deputados expressaram a preferência por um líder interino, entre eles o liberal Alberta George. Outra fonte do Partido Liberal disse ao The Globe que a escolha para uma nova liderança demoraria ao menos 3 meses, ainda que a constituição do país solicite pelo menos 4 meses.

Justin Trudeau assumiu o cargo de líder liberal em 2013, quando o partido enfrentava problemas e ocupava o 3º lugar na Câmara dos Comuns. Caso o primeiro-ministro renuncie, é provável que surjam novos apelas por uma nova eleição rápida para estabelecer um governo que possa lidar com o governo de Donald Trump nos Estados Unidos, segundo a agência Reuters.





Source link