Grávida, Brunna Gonçalves, revelou que espera passar por um parto natural como via de nascimento de sua primeira filha. Em entrevista ao O Globo, a influenciadora disse que tem vontade de passar por “todas as dores” do processo do nascimento de um bebê. Na matéria abaixo, explicamos qual é a diferença entre um parto normal e natural, normalmente confundidos como iguais.
Uma das principais características do parto natural é a ausência de intervenção de medicamentos ou substâncias como anestesia peridural, analgésicos ou o hormônio ocitocina, comumente usado para acelerar as contrações e, consequentemente, o nascimento do bebê.
Veja as fotos
Uma tendência comum do parto natural é o parto dentro de banheiras, por exemplo. Mas esse tipo de nascimento pode ser realizado no hospital, numa casa de parto ou em casa. Apesar de não ter intervenções médicas diretas na mãe, isso não quer dizer que um parto natural seja ausente de uma equipe médica, essencial para qualquer intercorrência que possa ocorrer ao bebê ou a mãe.
Para o controle da dor das contrações, é usado métodos mais naturais, como massagens, posições específicas, água quente, auto-hipnose, bolas de pilates e até acupuntura. Um dos pontos principais do parto natural é uma liberdade de escolha por parte da parturiente (mulher que está passando pelo parto), tanto na forma que ela deseja ficar para seu maior conforto até o ambiente em si, desde luzes, acompanhantes, música e outros.
O parto normal, contudo, há possibilidades de intervenções médicas como as substâncias injetáveis citadas no início da matéria.