Defesa Civil alerta para riscos de tempestades em São Paulo

Defesa Civil alerta para riscos de tempestades em São Paulo


Com a chegada do verão, a presença chuvas típicas são intensificadas ao longo dos próximos dias em todo estado; precipitações podem vir acompanhadas de ventos, granizos e raios 

ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDONuvens carregadas cobrem o céu anunciando a chegada de chuva no bairro de Perus
Além de Barueri, as cidades de Caeiras e Cajamar também foram afetadas

Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, a Defesa Civil de São Paulo está intensificando os alertas e medidas de prevenção contra tempestades. Recentemente, uma forte chuva de granizo atingiu Barueri, na região metropolitana, causando danos significativos. A Major Michele César, diretora da divisão de resposta da Defesa Civil do Estado, explicou que essas são chuvas típicas de verão, causadas pelo calor e umidade, que podem vir acompanhadas de ventos, granizo e raios. “São chuvas típicas de verão. Durante o dia, o calor excessivo e a humidade faz com que no final do dia aconteçam pancadas de chuva”, afirmou Michele. Além de Barueri, as cidades de Caeiras e Cajamar também foram afetadas.

A situação em Ubatuba é particularmente preocupante devido ao grande volume de chuva em um curto período. A Defesa Civil emitiu um alerta para a região, destacando a preocupação com áreas serranas e de risco, onde o solo já está saturado, aumentando o risco de deslizamentos. “Estamos com muitos acumulados tanto no litoral norte quanto o sul. E, qual é a preocupação? As áreas serranas e a população que mora em áreas de risco”, explicou Michele. A Major César enfatizou a importância de a população estar atenta a sinais de movimentação do solo, como inclinação de postes e rachaduras, e seguir as orientações enviadas por SMS ou notificações de celular. A tecnologia Cell Broadcast permite que alertas sejam enviados a todos os celulares em áreas de risco, independentemente de cadastro.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Para a virada do ano, a previsão em São Paulo é de chuvas típicas de verão, com pancadas no final da tarde. A Defesa Civil está monitorando todos os 645 municípios do estado, com atenção especial para regiões como Campinas e Vale do Paraíba. A Major César alertou para os riscos de se aventurar em áreas alagadas ou tentar remover árvores caídas, devido à possibilidade de fiação elétrica exposta. A população deve evitar áreas descobertas durante tempestades e seguir as orientações de segurança.

*Com informações de Camila Yunes 

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link