Oposição na Coreia do Sul pede impeachment de presidente interino por falta de nomeações

Oposição na Coreia do Sul pede impeachment de presidente interino por falta de nomeações


Deputado Park Sung-joon anunciou que a votação da moção ocorrerá na próxima sexta-feira (27); atualmente, o Tribunal Constitucional está incompleto, contando apenas com seis dos nove juízes que deveria ter

EFE/EPA/YONHAPCoreia do Sul
Yoon Suk Yeol foi removido do cargo pela Assembleia Nacional no dia 14 de dezembro

A oposição na Coreia do Sul formalizou um pedido de impeachment contra o presidente interino Han Duck-soo, em resposta à sua negativa em nomear novos juízes para o Tribunal Constitucional. O deputado Park Sung-joon anunciou que a votação da moção ocorrerá na próxima sexta-feira (27). A decisão de Han foi defendida por ele com a justificativa de que é necessário alcançar um consenso entre os partidos. Atualmente, o Tribunal Constitucional está incompleto, contando apenas com seis dos nove juízes que deveria ter. O Partido Democrático, que está pressionando por essas nomeações, estabeleceu um prazo até a manhã de sexta-feira para que os juízes sejam indicados.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Caso isso não ocorra, o partido está preparado para seguir com a votação que pode levar à destituição de Han. A recusa de Han Duck-soo em realizar as nomeações é vista como um obstáculo para o processo de destituição do ex-presidente Yoon Suk Yeol. Yoon foi removido do cargo pela Assembleia Nacional no dia 14 de dezembro, em meio a uma crise política que abalou o país.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias





Source link