Roberto Campos Neto faz um balanço de sua gestão no Banco Central em live de despedida

Roberto Campos Neto faz um balanço de sua gestão no Banco Central em live de despedida


Durante a transmissão, o presidente do autarquia disse que uma das metas da sua gestão foi ampliar o mercado para torná-lo mais competitivo, e também destacou a criação do Pix

Reprodução/Youtube/Banco Central do BrasilCampos Neto live de despedida BC
‘Acho que o que foi mais importante foi o aprofundamento do mercado de capitais’, disse Campos Neto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez uma live de despedida nesta sexta-feira (20), no canal da autarquia. Durante a transmissão, o banqueiro disse que uma das metas da sua gestão foi aprimorar e ampliar o mercado para torná-lo mais competitivo. “A gente pensou numa agenda de mercado de capitais que tivesse inclusão, competitividade e sustentabilidade”, disse Campos Neto “A gente olhou muito para o microcrédito, para a parte de modernização do câmbio, linhas de liquidez, toda a parte de transparência da instituição. E acho que o que foi mais importante foi o aprofundamento do mercado de capitais”, disse.

Campos Neto ressaltou que a entrada de médias e grandes empresas no mercado de capitais contribui para liberar os balanços dos bancos, permitindo maior foco no financiamento de micro e pequenas empresas. Além disso, destacou que as iniciativas do Banco Central para estimular o compartilhamento de dados ajudam a reduzir o custo do crédito, relacionado à assimetria de informação.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O presidente do Banco Central também enfatizou que parte da agenda da instituição tem como objetivo reduzir a concentração bancária, promovendo a segmentação no fornecimento de serviços. Na live, ele fez um balanço de sua gestão, e destacou a criação do Pix, ferramenta de pagamento instatânea lançada em 2020.

“Em primeiro lugar, uma mudança muito grande foi o reconhecimento da sociedade em relação ao Banco Central. O BC fez vários projetos que tiveram uma percepção maior na sociedade, acho que o Pix principalmente, mas tiveram outros também”, declarou. Ele citou ainda os avanços do Open Finance e do Drex, destacando a importância dessas iniciativas dentro da agenda de tecnologia e inovação do BC.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Carol Santos





Source link