Terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação terá foco em sarampo

Terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação terá foco em sarampo


São três tipos de imunizantes que fazem essa cobertura, incluindo a tetraviral, que protege também contra caxumba, rubéola, e a catapora

EFE/EPA/Eugene Hoshiko / POOL POOL PHOTOMorador local recebe a dose de reforço da vacina Moderna Covid-19
A vacinação contra o sarampo é direcionada para crianças a partir de 12 meses e a pessoas com até 59 anos de idade

O Ministério da Saúde do Brasil anunciou que o sarampo será o foco principal da terceira fase da campanha de vacinação no país. Esta decisão surge após o Brasil ter recentemente recuperado o certificado de país livre do sarampo, concedido pela Organização Panamericana de Saúde. O país havia conquistado este certificado em 2016, mas o perdeu em 2018 devido à baixa cobertura vacinal, que permitiu a reintrodução do vírus. Agora, o Ministério da Saúde está determinado a manter o status de país livre do sarampo, intensificando os esforços de imunização em todo o território nacional.

A vacinação contra o sarampo é direcionada para crianças a partir de 12 meses e a pessoas com até 59 anos de idade. Existem três tipos de vacinas que oferecem proteção contra a doença, sendo a vacina tetra viral a mais abrangente, pois também protege contra caxumba, rubéola e catapora. Em geral, esses imunizantes são seguras e causam poucas reações adversas, como febre leve e dor no local da aplicação.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O Ministério da Saúde destacou que a cobertura vacinal tem apresentado um aumento significativo em 2023, com 13 dos 16 imunizantes do Programa Nacional de Imunização mostrando crescimento na cobertura. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, atingiu a meta de 95% de cobertura do Plano Nacional de Imunização.

*Com informações da repórter Camila Yunes

Publicado por Luisa Cardoso





Source link