Papa Francisco celebra reabertura da Catedral de Notre-Dame e pede que entrada continue gratuita

Papa Francisco celebra reabertura da Catedral de Notre-Dame e pede que entrada continue gratuita


Papa não foi à cerimônia, mas mandou mensagem e destacou que local pode marcar ‘renovação profética da Igreja na França’; governo francês estuda começar a cobrar taxa de visitantes

FABIO FRUSTACI/EFE/EPAO papa Francisco durante uma cerimônia de consistório na Basílica de São Pedro, no Vaticano
Com o queixo roxo, papa Francisco comanda cerimônia de consistório na Basílica de São Pedro, no Vaticano

O papa Francisco enviou uma mensagem neste sábado (7) para a reabertura da Catedral de Notre-Dame de Paris, manifestando esperança de que este momento simbolize uma “renovação profética da Igreja na França”. A mensagem foi lida durante a cerimônia que marcou uma nova etapa para o emblemático templo, devastado por um incêndio em 2019. O pontífice destacou o papel histórico e espiritual da catedral, que possui mais de 860 anos, como espaço de acolhimento. Ele enfatizou a importância de que o local continue a receber visitantes de forma “generosa e gratuita”, em meio a discussões na França sobre a possibilidade de cobrança de ingresso para acesso ao monumento.

“Notre-Dame em breve será novamente visitada e admirada por uma imensa multidão de pessoas de todas as origens, religiões e culturas, muitas delas em busca de propósito e significado absoluto para suas vidas”, afirmou o papa. Ele também reforçou a expectativa de que as portas da catedral permaneçam “bem abertas” para acolher todos como “irmãos e irmãs”.

A proposta da ministra da Cultura da França, Rachida Dati, de instituir uma taxa de entrada gerou intensos debates e resistência dentro do episcopado francês. Embora seja um ícone religioso, a Notre-Dame é propriedade do Estado e segue sendo o monumento mais visitado da França.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O papa Francisco optou por não participar da cerimônia, que contou com a presença de líderes políticos e culturais. A catedral, que passou por uma longa restauração após o incêndio, deve reabrir ao público nos próximos meses. Com uma aparente ferida no queixo, ele nomeou 21 cardeais neste sábado, no Vaticano.

*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Dantas





Source link