Treinador do Ceará durante o Brasileirão de 2018, Lisca afirmou que a equipe recebeu mala branca do Palmeiras naquele ano.
De acordo com o treinador, o incentivo teria sido pago pelo clube paulista aos cearenses para o confronto contra o Internacional, que brigava pelo título com o alviverde.
“Sempre chega (mala branca) via jogadores. Em 2018 recebemos, eu estava no Ceará. Jogaríamos contra o Inter, e o Palmeiras ofereceu mala branca, pagou aos jogadores. Recebemos e na hora da divisão foi uma confusão, a mala branca mais atrapalhou”, disse o treinador.
O jogo citado por Lisca aconteceu na 33ª rodada, na Arena Castelão, e terminou com empate em 1 x 1 entre Ceará e Internacional.
O que é a “mala branca” no futebol?
A mala branca é forma como ficou conhecido o incentivo em dinheiro que um clube dá a outro para que tenha um resultado positivo.
Vale lembrar que a mala branca não é permitida no futebol. De acordo com o artigo 242 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, é proibido “dar ou prometer vantagem indevida a membro de entidade desportiva, dirigente, técnico, atleta ou quaquer pessoa natural mencionada no art. 1º, § 1º, VI, para que, de qualquer modo, influencie o resultado de partida, prova ou equivalente”.