Terremoto na Califórnia: EUA Cancelam Alerta de Tsunami

Quase 5 milhões de pessoas estavam sob alerta na região que se estende de Davenport, Califórnia, até Douglas/Lane Line, Oregon, conforme informado pelo Centro Nacional de Alerta de Tsunami.

Allison Chincharda CNN

05/12/2024 às 16:56 | Atualizado 05/12/2024 às 17:11

O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA anunciou o cancelamento do alerta de tsunami que estava ativo para partes da Califórnia e do Oregon.

“Nenhum tsunami destrutivo foi registrado”, afirmou a instituição.

Uma leve alteração de alguns centímetros na altura do oceano foi detectada por uma boia oceânica localizada a cerca de 320 quilômetros da costa californiana, mas não houve mudanças significativas na costa, o que levou à decisão de cancelar o alerta.

O alerta havia sido emitido após um terremoto de magnitude 7 que atingiu a costa norte da Califórnia, afetando quase 5 milhões de pessoas.

O Zoológico de São Francisco havia fechado suas portas devido ao alerta temporário de tsunami, informando: “O zoológico foi fechado em decorrência da emergência climática nacional e do alerta de tsunami. Os visitantes foram evacuados, os animais foram colocados em segurança e a equipe foi transferida para um local mais elevado”.

Até o cancelamento do alerta, por volta das 17h (horário de Brasília), havia expectativas de que cidades como São Francisco, Forte Bragg e Crescent City, na Califórnia, pudessem registrar atividade de tsunami. O mesmo era esperado para Port Orford, Brookings e Charleston, no Oregon.